dicas de viagens, Fotografia, viagens

Como fazer boas fotos em viagens

Todo viajante adora tirar uma bela foto, seja para eternizar um momento, seja para postar na redes sociais, não importa, é algo que todos nós amamos não é mesmo?

Mas muitas vezes não conseguimos fazer aquele clique dos sonhos, aquele que muitas vezes achamos que se trata apenas de equipamento ou fotógrafo profissional. Para te dar uma luz, eu reuni algumas dicas que podem te ajudar a fazer aquela foto poderosa, digna de porta retrato, foto de perfil, de capa, e etc.

  1. Procure sempre pelo melhor ângulo. Muitas vezes presenciamos aquela enxurrada de turistas fazendo as mesmas fotos do mesmo local. Pode até ser legal ter uma foto clichê, mas pense em outros ângulos, em como aproveitar melhor o monumento/paisagem em questão, de preferência sem cortar uma parte deles. Vale para você também, teste sempre seu melhor ângulo.
  2. Iluminação é tudo. Mas não pense que somente uma foto contra o sol, com uma iluminação perfeitamente natural será a foto ideal. Se você não tiver sol ou o ambiente for fechado, pense nas diferentes possibilidades, como trabalhar com silhuetas ou em preto e branco. Fotos assim costumam ficar muito bonitas.
  3. Procure alinhar. Sim, veja as linhas, das paredes, do chão, de torres, do horizonte, e tente alinhar verticais com verticais, horizontais com horizontais, de forma que fique simétrico e equilibrado. Uma foto onde um lado está muito diferente do outro, o objeto parece estar pendendo para um lado ou o chão é cortado na diagonal deixa um aspecto estranho para quem vê.
  4. Não seja sempre o objeto principal das suas fotos. Sabe aquela pessoa que tira mil fotos da viagem mas em todas, você só vê a cara dela de destaque? Não seja essa pessoa! Tente inovar em suas poses, fique menos próximo da câmera, tente brincar, interagir com o ambiente que você está fotografando. Se for possível sentar, deitar ou simplesmente caminhar diante do monumento/paisagem, faça. Além da foto ficar mais natural, você deixa seu álbum muito mais divertido.
  5. Teste muito antes da viagem. Sim, saia no fim de semana na sua cidade e aproveite as belas paisagens que ela oferece. Teste fazer fotos em diversos tipos de luzes, ambientes e horários. Teste perspectivas, ângulos e o seu equipamento, que por mais simples que seja, pode fazer muito por você. Paciência é a palavra-chave nesse caso, pois em certos lugares você vai precisar de muita para conseguir fazer sua foto ideal.
  6. Caso você queira e julgue necessário, use e abuse de aplicativos de edição de imagens. Se isso te deixa mais feliz, não há mal algum em melhorar uma luz ou cortar algo a mais que saiu sem querer.

Essas são apenas algumas dicas para apaixonados por fotografia, que amam registrar cada momento, e não uma cartilha para ser seguida a risca por todos que amam viajar, aliás, tem quem viaje e nem se importe com fotos. Aproveite o momento, faça belas fotos e o mais importante, faça sua viagem valer a pena do seu jeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s