Sem categoria

Dicas para ser um bom hóspede

welcome-to-our-home-1205888_960_720

A hospedagem é um dos itens que podem encarecer e muito sua viagem se não houver planejamento, ainda mais se a moeda local for muito mais valorizada que o nosso Real. E dificilmente temos conhecidos espalhados por todo canto do mundo dispostos a nos receber sempre que precisamos.

Hoje já podemos contar com diversas plataformas que ajudam todos nós, viajantes, a economizarmos na hospedagem. São pessoas que oferecem um sofá, uma cama ou até o quarto inteiro para viajantes. Algumas plataformas oferecem uma troca onde você se hospeda e desenvolve algum trabalho como forma de pagamento. Porém existe também aqueles que não cobram nada.

Mas não é por isso que você vai bancar o folgado e sair de fininho sem oferecer nem uma ajuda para arrumar ou limpar a casa, afinal, essas plataformas requerem avaliações tanto de quem se hospedou quanto de quem hospeda. E não queremos ficar malvistos e nunca mais conseguir hospedagem free, não é mesmo?

Pensando nisso, darei aqui algumas dicas de como ser um bom hóspede e não se tornar um estorvo para o seu anfitrião, seja ele um amigo, parente ou anfitrião profissional.

Primeiro ponto: se você pretende ir a algum lugar onde tem um conhecido, nunca se convide para ficar na casa dele. Não pense que só porque uma pessoa mora em uma cidade que é destino para muitos, ela quer receber hóspedes. Se ela não te convidou, é porque não quer que isso aconteça, ou porque simplesmente ela está no direito dela de não ter uma visita naquele momento. Respeite.

Ao ser convidado para se hospedar na casa de alguém, não leve consigo primo, prima, tio, tia, mãe, pai, irmãos, sobrinhos, vizinhos, mesmo que esse alguém seja um grande amigo ou parente. Se esse anfitrião te fez um convite e não mencionou outras pessoas, não seja indelicado trazendo mais gente para se hospedar também. Se o anfitrião mora só ou apenas com o cônjuge, muitas pessoas ao mesmo tempo podem fazer da casa um verdadeiro caos.

Informe sempre com antecedência sobre sua estadia, quanto tempo irá ficar, horários de chegada e saída, para que o anfitrião esteja preparado para te receber. Nunca resolva estender seus dias e só avisar no fim da viagem. Mesmo que seu anfitrião diga “Fique mais uns dias”. Isso é apenas uma forma de ser educado, poucos gostam de ter pessoas hospedadas por tempo indeterminado em casa. Além do mais, seu anfitrião pode ter outros planos e você pode estar atrapalhando.

Quando estiver hospedado na casa de alguém, mantenha o seu espaço limpo e arrumado. Não seja desorganizado com suas coisas deixando-as jogadas pelo chão, na sala, banheiro, etc. Lembre-se: você não está na sua casa, portanto não convém interferir na arrumação a rotina do outro.

Nunca mexa em nada! Abrir armários, dispensas e geladeira para pegar algo para comer sem que lhe seja oferecido é de extrema falta de respeito. Isso vale para armários do banheiro e máquina de lavar roupas. Somente use no caso de haver permissão prévia do anfitrião. Combinado nunca sai caro.

Se você tiver de utilizar o mesmo banheiro que os donos da casa, seja discreto e mantenha-o limpo. Não use o que não é seu e nunca deixe suas roupas sujas espalhadas. Junte-as em uma sacola para que seja lavada junto com as demais roupas da casa, ou leve-as para lavar em sua casa. Isso, claro, quem determina é o anfitrião, portanto nunca vá com a intenção de lavar suas roupas no local, principalmente se você for para a casa de conhecidos.

Procure sempre levar objetos de uso pessoal, como secador de cabelos, escova e creme dental, shampoos, sabonetes, e toalhas de banho. É bem desagradável ter que ficar emprestando esse tipo de coisa para um hóspede, principalmente quando o anfitrião não está preparado. Programe-se antes da viagem!

Sujou, lavou! Essa regra parece simples, mas muita gente ainda desconhece. Não importa se você está se hospedando em uma casa de férias, ou visitando um familiar, seja educado e limpe o que você sujou, seja o banheiro, o chão ou a louça. Não tem nada pior que largar a casa imunda para o anfitrião limpar. Lembre-se: você não está em um hotel!

Não tire as coisas do lugar. Entenda que em qualquer que seja a situação, você só está de passagem, então deve respeitar tanto a rotina quanto o layout da casa. Não é porque você acha mais conveniente deixar o secador no banheiro, é que ele deve ficar lá se o anfitrião costuma guarda-lo no quarto.

Por falar em rotina, esse é um outro ponto muito importante. Quando você se hospeda na casa de alguém, seja por plataformas colaborativas ou em casa de conhecidos, deve saber que cada casa possui uma rotina. Pessoas tem seus horários, seus hábitos, horários de comer e dormir, coisas que gostam de fazer. Se você está se hospedando e na descrição informa que o anfitrião oferece um quarto mais o uso do banheiro e da cozinha, então não fique espalhado no sofá vendo tv pois provavelmente esse anfitrião não quer isso. Se for para casa de parentes ou amigos, a mesma coisa. Fique atento aos horários de dormir e levantar, procure não ficar com a tv ligada até tarde, luzes acesas ou bater portas. Respeite sempre a rotina dos donos da casa que você está gentilmente sendo hospedado.

Geralmente quando se hospeda através de plataformas, imaginamos que o ato de oferecer um espaço da casa foi resolvido entre todos os moradores. Porém se vamos para a casa de algum parente ou amigo que possui cônjuge e/ou filhos, temos que ter certeza de que todos da casa estão de acordo com a nossa estadia. É muito comum uma pessoa pedir para um amigo para ficar em sua casa e o marido/esposa não estão cientes. Isso pode gerar mal-estar entre os moradores. Lembre-se do item anterior: pessoas tem rotina e hábitos, e ao se hospedar você está interferindo neles. Só vá quando for previamente convidado por todos da casa.

Durante sua estadia seja simpático e se proponha a dividir despesas. Independente da forma que você está se hospedando, é sempre legal se oferecer para rachar alguns gastos. Se o anfitrião te levou a algum lugar ou te buscou no aeroporto/rodoviária, ofereça para abastecer o carro. Se você aceitou almoçar ou jantar algumas vezes, reponha alguns itens. Se estiver na casa de conhecidos é de bom tom ir a supermercados e comprar alguns itens que eles costumam consumir e que você também está usufruindo. Ajudar no preparo e na limpeza da casa também costuma ser bem útil. Muita gente ainda pensa que a esposa do colega/primo/irmão/filho é a empregada da casa. Não cometa esse erro.

Tenha em mente que é você quem está de férias, e não o anfitrião, que provavelmente terá de trabalhar enquanto você se diverte. Ele está oferecendo um espaço em sua casa, e não necessariamente o tempo. Quer você tenha sido convidado ou conseguiu estadia via plataformas, esses dias gerarão alguma alteração na rotina da casa, por isso procure ser discreto e interferir o menos possível. Assim você ganhará a simpatia de cada vez mais anfitriões e terá sempre um lugarzinho para ficar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s